loader image

Lixas Tatu Completa 120 Anos de História no Brasil.

01 de setembro de 2023

Empresa 100% Nacional celebra mais um aniversário em seu centenário, ainda inovando e ampliando seus horizontes na produção de lixas para o Brasil e outros países da América Latina.

A Lixas Tatu, centenária no desenvolvimento e fabricação de lixas completa 120 anos de história em todo o nosso país.

A marca comemora esse dia trazendo no mercado uma série de produtos como lixas, discos, fitas antiderrapantes – todos eles indispensáveis para o desenvolvimento de nosso país, entre outros, com tecnologias inovadoras que contribuem para o dia a dia dos pintores, operários, pedreiros, moveleiros, todos de acordo com sua necessidade.

A Lixas Tatu, então conhecida como Gotthard Kaesemodel (GK), começou a produção em série de colas em 1903, em Joinville (SC). Ao certo, seus primeiros produtos condiziam com as técnicas da época, um momento histórico onde o mundo todo passava por uma ampliação da capacidade de produção com o nascer da indústria a vapor.

Mais tarde, o foco se expandiu para outros locais e outros objetivos, como, por exemplo, sua transferência para Ferraz de Vasconcelos (SP) e com o foco na produção de lixas e outros abrasivos.

Em Ferraz de Vasconcelos, a Lixas Tatu comemora seus 88 anos com a instalação da fábrica em 1º de março de 1935 como mostram os documentos recuperados do Álbum Histórico Centenário de Joinville.

Na década de 1980, então, a empresa se encontra sob nova gerência e direção, conseguindo garantir ainda seu desenvolvimento e protagonismo no mercado como empresa nacional e tradicional na produção de lixas e abrasivos.

Sempre fiel ao desenvolvimento, a Lixas Tatu foi determinante para o povoamento do município e a construção da fábrica garantiu a construção da então Parada da Vila Romanópolis, que começou a ser povoada ao redor da fábrica, e assim, se tornou bairro, vale destacar também a importância da construção da Estação de Trem na década de 1920. Foram da Lixas Tatu, então GK, as primeiras lixas nacionais, com a cara e a história do Brasil e assim continuarão sendo.

A Indústria e Comércio Gotthard Kaesemodel S/A, fundada em 1903, foi uma empresa muito respeitada pelos seus clientes e fornecedores, durante muitos anos, cujo respeito e fama ultrapassam fronteiras brasileiras.

Infelizmente, essa opulência famosa, inexplicavelmente, foi caindo e diversos problemas foram surgindo na Indústria Gotthard, fazendo o seu grande prestígio cair, chegando ao ponto de perder o seu imenso crédito bancário e a enorme confiança que lhe era depositada pelos bons clientes e excelentes fornecedores. Segundo se comenta na cidade, por divergências familiares, a Gotthard Kaesemodel, que sempre foi o orgulho deste munícipio não conseguiu manter a sua invejável tradição nos últimos anos, e cada dia a sua situação financeira ficava negra, distanciando-se do seu pedestal de grandeza.

Lamentavelmente essa decadência não pode ser controlada, advindo o descrédito dos funcionários, das entidades bancárias, dos clientes e dos fornecedores, motivos que, possivelmente, impuseram à venda dessa indústria tão tradicional.

A verdade é que a Indústria e Comércio Gotthard Kaesemodel S/A para sua salvação, foi vendida a dois homens experientes, dinâmicos e corajosos, que de início, conforme nossa reportagem apurou, não inspiravam confiança aos funcionários que restavam na empresa.

Humildemente, eles começaram a luta, na tentativa de reconquista rem o prestígio que a Gotthard tinha perdido. Foi um trabalho árduo e cansativo, porque ninguém acreditava que eles fossem capazes de reconduzirem essa Empresa ao seu antigo trono. Muitos protestos na praça, falta de matéria prima para trabalhar, funcionários fazendo greve, maquinário quase obsoleto, sem créditos, sem cliente e sem fornecedor. Mas, mesmo ante tanto empecilho, esses dois homens (pai e filho) não desistiram de lutar, porque tinham certeza que venceriam a batalha, tamanha era a fé desses dois empresários, à frente desse novo empreendimento industrial.

A Indústria e Comércio Gotthard Kaesemodel S/A, sob a nova direção, renasceu e está crescendo. Antes era um gigante. Por imposição das circunstâncias, tornou-se Fachada do parque industrial. 17 uma formiga esmagada à beira da morte.

Agora está vivificada, caminhando a passos céleres, para voltar a ser um grande gigante industrial, com muito crédito na praça, bons clientes e fornecedores da melhor qualidade. A sua diretoria, como fabricantes de lixas das famosas marcas Tatu, Tatuzinho, Trionite, reiniciou a pleno vapor, a sua escalada para a posição invejável que já desfrutou outrora, nesse mesmo setor da indústria brasileira. Embora tenha sofrido, por motivos diversos, uma estagnação (quase paralização) violenta, o que culminou com o descrédito perante clientes e fornecedores, conseguiu reerguer-se, graças a troca de seu controle acionário, e da firme e objetiva direção de Luiz Fernando Karger Barreiros, atual responsável; da experiência farta do seu pai, Geraldo Pereira Leite Barreiros e da cooperação de seus funcionários.

Dessa forma, a Lixas Tatu pode dizer que está presente na construção de cada obra, cada móvel e cada pedaço do nosso país.

Parabéns Lixas Tatu – 120 anos de história.

Posts Relacionados

Área Restrita

Acesso exclusivo para membros da Lixas Tatu.